Filial Nova Iguaçu
do Racionalismo Cristão


 

Biografia de José Antônio
Presidente Astral da Filial Nova Iguaçu

Nutrindo grande amizade pelo Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, Antonio do Nascimento Cottas, José Antônio dedicou quase 40 anos de sua vida terrena ao estudo e divulgação da Doutrina racionalista cristã.

Em 7 de dezembro do ano de 1908, nascia na Freguesia de Friões, Cidade de Conselho de Val Passos, Distrito de Vila Real da República Portuguesa em Portugal, um menino filho de Alexandre Antônio e Emilia Exposta sendo esta criança registrada com o nome de José Antônio.

Visando melhores condições de vida, em 3 de março de 1930, José Antônio com 21 anos completos chegou ao Brasil. Iniciou sua carreira profissional exercendo a profissão de motorista. Trabalhador dedicado acumulou recursos e mais tarde, já no município de Nova Iguaçu, entrou para o ramo do comércio abrindo uma padaria. Constituiu família sendo a boa criação dos filhos seu alvo principal. Ensinando-os a trilhar o caminho do bem com honestidade, respeito e trabalho. Encaminhou os filhos no mercado de trabalho, disponibilizando a eles um de seus comércios, uma padaria.

Conheceu o Racionalismo Cristão em 1948, através de amigos assistentes da Doutrina. Logo, após ter assistido a algumas sessões na Casa-Chefe, José Antônio, impressionado com o que ouvia do Presidente Antonio do Nascimento Cottas, foi a ele apresentado. Com a conversa que mantiveram saiu entusiasmado e a partir daí dedicou-se a estudar a Doutrina. Assistente assíduo, o humilde comerciante, saia sozinho de Nova Iguaçu e seguia de trem para a Casa-Chefe.

Em 1949 já era militante, logo tornou-se amigo de Antonio do Nascimento Cottas, de quem recebia conselhos e era admirado pela sua determinação. Numa dessas conversas foi aconselhado a abrir um Correspondente do Racionalismo Cristão no município, uma vez que o Núcleo no cômodo de uma pequena casa alugada na Rua Bernardino de Melo, 1071, Bairro K11, em Nova Iguaçu para a prática da Limpeza Psíquica, que ocasionalmente freqüentava, era inadequado devido ao espaço físico.

Não demorou muito e o anseio daquele homem, incentivado pelo amigo Antonio do Nascimento Cottas e dos companheiros, em ampliar a divulgação dos ensinamentos do Racionalismo Cristão no município chegou à diretoria da Casa-Chefe, que prontamente concordou com a construção de uma filial. Logo José Antônio comprou com recursos próprios uma casa na Travessa Regina, 51, Bairro Centro, onde iniciou o Correspondente e iniciou, também, a sua trajetória como presidente, em 1950. Não demorou muito, logo em 1952, no mesmo local, era inaugurada a 1ª Filial no Município de Nova Iguaçu.

Com o progresso da doutrina, o espaço já se tornava pequeno para atender a grande assistência nas sessões públicas. José Antônio reuniu a diretoria a fim de buscar uma solução. Todos defenderam a necessidade de uma nova sede, mais ampla e com estilo arquitetônico semelhante ao da Casa-Chefe. O terreno na Av. Nilo Peçanha, 495, foi doado por um companheiro da doutrina, a obra foi iniciada tendo José Antônio como supervisor e o amigo Francisco Pinheiro, Presidente da Filial de Campo Grande, como competente construtor.

Após muita luta e apoio dos companheiros a grande aspiração daqueles espiritualistasa sede foi finalmente erguida. E na tarde do dia 20 de novembro de 1960 era inaugurado o maravilhoso prédio com capacidade de abrigar no salão em torno de 400 assistentes sentados. As portas do grande salão foram abertas ao público pelo Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, Antonio do Nascimento Cottas, ao lado do amigo e seguidor dos seus ensinamentos e Presidente da Filial, José Antônio. Grandes nomes da sociedade de Nova Iguaçu compareceram para contemplar as novas instalações e congratular os dirigentes daquela casa, erguida como farol para guiar os seus seguidores no caminho do bem e da virtude.

Por mais 27 anos, José Antônio, na Presidência daquela casa racionalista cristã proferiu palavras de alento àqueles que chegavam em busca de alívio para os seus males físicos e morais. Conselheiro nas horas difíceis, foi inúmeras vezes procurado por pessoas necessitadas de uma palavras amiga, as quais atendia prontamente. Homem de personalidade íntegra e dinâmica nas atribuições físicas, mentais e morais. Manteve-se firme em seus propósitos mesmo diante de reveses importunados pela vida familiar, avesso a sua fidelidade ao Racionalismo Cristão. Seguiu em frente como discípulo do seu estimado amigo, o saudoso Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão Antonio do Nascimento Cottas do qual recebeu excelentes influências e por ele era visitado em sua residência.

Pelo seu desprendimento, deixou vários bens para a sustentabilidade material da Doutrina em Nova Iguaçu.

Em 1993 continuava a presidir a Casa racionalista cristã, porém o cansaço, agravado pela doença (diabetes) que insistia em minar as forças do seu corpo físico, afastou-o dos trabalhos na doutrina. Indicou o Dr. Luiz Carlos do Nascimento para a Presidência durante a sua ausência. Este, junto com os companheiros mantiveram as portas abertas durante o tempo em que ele esteve enfermo e instalou um auto-falante em sua residência para que pudesse assistir as sessões. Em 1 de setembro de 1996 desencarnou. E hoje preside os trabalhos da Filial Nova Iguaçu em Plano Astral.

De "Biografia de José Antônio" para a primeira página

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved